A agência de detetive particular é uma empresa que trabalha com investigações particulares sobre situações que não podem ser resolvidas pelas pessoas comuns ou até mesmo pela polícia. Em algumas situações, nem sempre é caso a ser resolvidos pela polícia de um modo geral, e, sendo assim, existem pessoas capacitadas a fazer investigações para desvendar situações difíceis e é nessa hora que se contrata o trabalho do detetive particular, que é uma figura que não deve ser confundida com um policial ou algo assim.
Estas empresas contam com profissionais totalmente qualificados para atuar nas mais diversas situações que apresentam alguma dificuldade em ser resolvida. Os profissionais oferecem sigilo absoluto e este é um dos pontos mais importantes para que a boa reputação da agência seja levada a sério. Em meio a tantos profissionais que trabalham na área da investigação pessoal é necessário que o detetive tenha um diferencial para que consiga deixar seus clientes satisfeitos, para tanto, um bom desempenho e dedicação com o caso no qual está trabalhando, certamente, fará toda a diferença para qualquer profissional que está no mercado de trabalho.
Ao contratar os serviços de uma agência de detetive particular, o contratante precisa buscar informações para que não contrate serviços de má qualidade e perca tempo e dinheiro investindo em algo que não trará os resultados esperados. Ao contratar os serviços de uma agência, o contratante assinará um contrato, no qual deverá constar todos os detalhes da investigação do início ao fim, quanto mais rápido e seguro for o trabalho executado maior será a satisfação do cliente.
O Instituto do Dano Moral, embora já aplicado no Direito Brasileiro anterior à atual Constituição Federal (1988), a partir de então, passa a integrar o texto constitucional e ganha status de garantia constitucional de todos os cidadãos, quando diz que ?é assegurado o direito de indenização por dano material, moral ou à imagem?, bem como quando diz que ?são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação?. (Cf. Brasil, Constituição da República Federativa, artigo 5º, inciso V e X [2]).
Isso implica reconhecer que sua aplicação não pode ser excluída de nenhuma área do direito interno e de nenhuma relação jurídica interna, nem mesmo do Direito de Família e das relações de família.
As pessoas precisam ter em mente que um detetive particular não trabalha apenas com a busca por pessoas desaparecidas, mas sim que existem inúmeros outros casos em que eles podem atuar com o intuito de ajudar a desvendar o mistério em torno deles. E uma área que também cogita este trabalho é a empresarial, muitas vezes, os empresários que estão passando por alguma situação complicada e para que obtenha maiores informações sobre determinados funcionários, por exemplo, acabam contratando um detetive particular para fazer uma investigação empresarial na esperança de encontrar subsídios necessários para desvendar qualquer dúvida que não esteja tão clara.
A empresa ao contratar um funcionário, principalmente aqueles que ocuparão cargos de confiança, precisa ter todas as informações sobre esta pessoa para não correr o risco de contratar pessoas que tenham contato com empresas concorrentes. E também para verificar se todas as informações presente no curriculum realmente são verdadeiras, pois algumas pessoas podem até aumentar dados só para conseguir o emprego que esteja almejando.
A investigação empresarial será então uma aliada importante no ato da contratação de uma equipe de trabalho. Essa forma de investigação também poderá ser realizada quando existe a suspeita de que a empresa está sendo roubada, sejam dados ou produtos que são tirados do poder da empresa sem a autorização de seus proprietários.
Uma investigação empresarial em geral tenta descobrir se os funcionários de trabalho é legítimo, se uma concentração de negócios em potencial faz sentido, ou se há fraude na obtenção ou desvio de mercado